Dreamkeepers

O uso medicinal da Sananga

O uso medicinal da Sananga
O colírio amazônico retirado da maceração das raízes de um arbusto de pequeno porte, a sananga é apenas uma das plantas medicinais utilizadas pelos povos da região do Acre e Peru, para limpar a visão, aumentar a percepção visual em meio à densa vegetação da floresta, e tratar males físicos (visão cansada, ressecamento ocular, inflamações, etc) e espirituais, como a chamada "panema", o estado de apatia e preguiça a qual uma pessoa pode ser acometida.

O intenso ardor e lacrimação provocada pelo colírio, auxiliam na limpeza dos dutos lacrimais, no tratamento de males como a miopia e a conjuntivite, além de retirar o "peso" provocado pelas tensões na região dos olhos e da face, que pode levar à enxaquecas e dores musculares. Segundo o famoso botânico Richard Evans Schultes, as raízes da sananga poderiam conter também uma substância enteógena encontrada em outra raiz africana, conhecida como ibogaína.

Alguns ayahuasqueiros e indígenas do Peru, adicionam as folhas da sananga à beberagem da ayahuasca para "deixar as mirações mais claras e coloridas", ou fazem uso deste e outros colírios naturais antes das cerimônias sagradas, para "preparar o espírito".

Hauxxx! Equipe Dreamkeepers Veja mais artigos